O Comitê Olímpico Internacional confirmou que dois boxeadores que foram desqualificados do campeonato mundial no ano passado por não passarem nos testes de elegibilidade de gênero poderão lutar em Paris.
Imane Khelif da Argélia e Lin Yu-ting de Taipei Chinês (Taiwan) começam suas campanhas olímpicas esta semana: Khelif enfrentará a italiana Angela Carini na categoria de 66kg, e Lin deverá enfrentar uma oponente não identificada na categoria de 57kg na sexta-feira.
A decisão do COI será controversa, com o ex-campeão mundial Barry McGuigan expressando seu desconforto. Em uma postagem em X, ele escreveu: "É chocante que elas tenham sido realmente autorizadas a chegar tão longe, o que está acontecendo?"
A situação surgiu porque o campeonato mundial do ano passado foi realizado sob os auspícios da Associação Internacional de Boxe, cujo presidente, Umar Kremlev, disse à agência de notícias russa Tass que os testes de DNA "provaram que elas tinham cromossomos XY e, portanto, foram excluídas dos eventos esportivos".
A AIBA disse ao The Guardian que tomou a decisão "após uma revisão abrangente e com o objetivo de manter a justiça e a integridade da competição".
No entanto, desde então, a AIBA foi proibida de administrar o torneio de boxe olímpico em Paris devido a questões de…
Consulte Mais informação@VOTA1 ano1Y
Como se sentiria competindo contra um atleta que falhou em um teste de gênero, mas ainda assim foi autorizado a competir nas Olimpíadas?
@VOTA1 ano1Y
Você acha que a identidade de gênero de um atleta deve influenciar sua elegibilidade para competir em esportes, e por quê?
@VOTA1 ano1Y
Como permitir que esses atletas compitam muda sua visão sobre a justiça e integridade dos Jogos Olímpicos?
@VOTA1 ano1Y
Deveriam as organizações esportivas internacionais ter regras consistentes para a elegibilidade de gênero, ou está tudo bem para que essas regras variem?
@VOTA1 ano1Y
Qual é mais importante em competições esportivas: garantir que todos os atletas se sintam incluídos e respeitados, ou manter critérios de elegibilidade estritos baseados em gênero?
Participe de conversas mais populares.